Nos dias 22 e 23 de março, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia promoverá o seminário “Trabalho, Profissões e Política” no Anfiteatro da Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, localizado na área Sul do Campus São Carlos, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O seminário dá prosseguimento ao debate sobre profissões e trabalho especializado em um contexto que articula globalização, mercantilização, crise política e judicialização dos conflitos e relações sociais. Reúne pesquisadores e pesquisadoras que vêm contribuindo nessa área de investigação, em diversas instituições e grupos de pesquisa, no Brasil e na Argentina. O seminário se propõe a ser um espaço de reflexão que aglutina distintos recortes do conhecimento sobre a prática profissional e as políticas públicas em temas relacionados à saúde, educação, ciências sociais, tecnologias digitais, direito e justiça.
O evento será organizado em quatro sessões , com mesas compostas por três e quatro expositores e expositoras, seguidas de debate com intervenção do público.
22/03/2018 – Mesa 1 – Profissões e políticas públicas de saúde – 10h às 12h
Procura-se discutir aspectos contemporâneos do sistema de saúde brasileiro e de suas políticas públicas , as quais estão influenciando a realidade das profissões, instituições e práticas em saúde, considerando importantes dimensões, tais como: a governança profissional em saúde, a judicialização da saúde e a difusão de práticas médicas alternativas, integrativas e complementares e a atuação das ciências sociais na saúde.
Prof. Dr. Nelson Filice de Barros (Unicamp)
Profª Dra. Vanessa Elias de Oliveira (UFABC)
Prof. Dr. Fabio de Oliveira Almeida (UFSCar)
22/03/2018 – Mesa 2 – Profissões, ocupações e identidades – 14h às 18h
Aborda as transformações contemporâneas no trabalho docente, nas profissões jurídicas e na atuação dos cientistas sociais na pesquisa de mercado e marketing na Argentina, enfocando como o modelo profissional consolidado no século XX sofre transformações nas práticas e nas identificações de seus membros.
Prof. Dr. Juan Pedro Blois (Universidad Nacional General Sarmiento, Buenos Aires)
Profª Dra. Aparecida Neri de Souza (Unicamp)
Profª Dra. Maria da Glória Bonelli (UFSCar)
22/03/2018 – Mesa 3 – Profissões e Instituições da Justiça – 16h15 às 18h
A ideia da mesa é fazer um balanço dos impactos da judicialização da política e da judicialização anticorrupção nas profissões do direito e nas instituições de justiça, pensando a agenda de pesquisa nas fronteiras entre Sociologia, Direito e Ciência Política.
Prof. Dr. Rogério Bastos Arantes (USP)
Prof. Dr. Fernando de Castro Fontainha (IESP)
Profª Dra. Fabiana Luci de Oliveira (UFSCar)
23/03/2018 – Mesa 4 – Trabalho e novas profissões nas tecnologias digitais – 9h às 11h30
Aborda as novas formas de trabalho e ocupações vinculadas às tecnologias digitais e suas implicações identitárias. Discute a eliminação de fronteiras temporais e espaciais nas atividades produtivas e a colonização da vida pelo trabalho. Ao contrário das previsões do fim do trabalho, analisa-se o “trabalho sem fim” na contemporaneidade.
Prof. Dr. Jacob Carlos Lima (UFSCar)
Prof. Dr. Henrique José Domiciano Amorim (Unifesp)
Profª Dra. Bárbara Geraldo de Castro (Unicamp)
Profª Dra. Aline Suelen Pires (UFSCar)