Esta seção disponibiliza informações sobre os principais eventos promovidos pelo PPGS e seus grupos de pesquisa.

Todos os eventos

Seminários

III Seminário Internacional “Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente”
Período: 9 a 11/06/2015
Mais informações aqui.

Seminário Internacional “As políticas sociais para além do trabalho: olhares cruzados sobre a produção/reprodução social”
Período: 22 a 24/09/2014

IV Seminário do PPGS/UFSCar “Olhares e diálogos sociológicos sobre as mudanças no Brasil e na América Latina”
Período: 26 a 28/08/2013
Mais informações aqui.

II Seminário Internacional “Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente”
Período: 04 a 06/06/2013
Mais informações aqui.

III Seminário do PPGS/UFSCar “Sociologia em Movimento: novos olhares, novas perspectivas”
Período: 07 a 09/05/2012
Mais informações aqui.

I Seminário Internacional “Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente”
Período: 11 e 12/05/2011
Mais informações aqui.

II Seminário do PPGS/UFSCar “Sociedade e Subjetividade: desafios sociológicos na contemporaneidade”
Período: 12 a 14/04/2011

II Seminário Interinstitucional de Pesquisas em Sociologia
Período: 30/09/2010
Anais do II Seminário Interinstitucional de Pesquisas em Sociologia (pdf)

I Seminário do PPGS/UFSCar “Diálogos em perspectiva: a construção do conhecimento sociológico” (folder pdf)
Período: 02 a 04/03/2010
Mais informações aqui.

I Seminário Interinstitucional de Pesquisas em Sociologia: abordagens contemporâneas em Sociologia do Trabalho, Sociologia dos Desastres e Sociologia da Religião
Período: 24 e 25/08/2009

Minicursos

Minicurso: A Marginalidade como índice geo-político

Professor Responsável: Dr. Derek Pardue

Período: 16 DE MAIO A 20 de JUNHO DE 2014

A partir da discussão de modelos teóricos da Sociologia e de outras disciplinas (História, Arquitetura, Filosofia, Geografia e Sociolinguística), pretende-se estabelecer categorias de análise para identificação e estudo de formas contemporâneas da dinâmica social urbana. Uma hipótese central é a necessidade de abarcar, a partir das referências científicas e sociais, uma gama diversa de teorias para uma compreensão aprofundada dos sentidos e significados da marginalidade. Embora voltado a dinâmicas de várias metrópoles, pretende-se realizar uma reflexão mais detida sobre o contexto paulistano. (mais informações).

Minicurso: A Atualidade da Escola de Frankfurt
Período: agosto e setembro de 21 de agosto a 09 de outubro de 2014

Docente Responsável: Prof.a Dr.a Maria Aparecida Moraes Silva (previsão inicial: Quintas no período da manhã).

Os pensadores da Escola de Frankfurt são indispensáveis para quem quiser interpretar os fenômenos sociais do presente século. Permitem pensar e repensar questões tais como: a tensão entre o desencantamento do mundo, a fetichização universal, o domínio da razão instrumental sobre a natureza e os indivíduos. Abrem horizontes para a reflexão sobre o recrudescimento da xenofobia e outras tantas intolerâncias e colonialidades, além do autoritarismo e violência. O pensamento crítico é centrado na dialética da razão que, originalmente, foi concebida como processo emancipatório, capaz de desembocar na autonomia e que se transformou no seu contrário, ou seja, no processo de instrumentalização para a dominação. Ademais da razão, outros temas assumem a centralidade das reflexões frankfutianas: cultura, tradição, memória, história, narrativa, temas que interpelam a reflexividade do ser social clivado e, ao mesmo tempo, podem produzir elementos que conduzam a outras sendas. Um possível fio de Ariadne ao labirinto do Minotauro? Sem sombra de dúvidas, nunca precisamos tanto deste fio como nos dias atuais.

Minicurso Economia Solidária – agosto e setembro
Docente Responsável: Prof.ª Dr.a Isabelle Hillenkamp (horário ainda não definido)

Minicurso Análise de dados qualitativos com apoio de software – de 06 a 09 de outubro