A Matrícula no PPGS é semestral e deve ser feita pelo/a estudante.
O processo de matrícula se inicia quando a Secretaria envia o e-mail para os/as alunos/as informando sobre o período de matrículas e já insere o artigo do Regimento Interno que diz que a matrícula deve ser renovada semestralmente, mediante parecer do/a orientador/a.
Na prática: A matrícula no PPGS é semestral e de total responsabilidade do/a discente que deve realizá-la no portal da ProPGWeb utilizando o navegador Mozila Firefox.
Após acessar a plataforma usando login (numero do Registro do/a Aluno/a) e senha, acesse lançamentos – matriculas – efetuar matricula. Confirme os dados e as disciplinas e/ou modificações cadastrais desejadas e aguarde o email de confirmação.
Após sua matrícula, o orientador/a a valida ou não pelo sistema online ProPGWeb.
Lembrete: O/a estudante que não estiver cursando disciplina deve realizar a matrícula optando pelas opções que mais se adequem às atividades que ele/a realizará naquele semestre.
1o. Semestre de 2024 e 2o. Semestre de 2024
1o.Semestre de 2023 e 2o.Semestre de 2023
1o.Semestre de 2022 e 2o.Semestre de 2022
1o.Semestre de 2021 e 2o.Semestre de 2021
1o. Semestre de 2020 (CANCELADO) e 2o. Semestre de 2020
1o.Semestre de 2019 e 2o. Semestre de 2019
1o. Semestre de 2018 e 2o. Semestre de 2018
1o. Semestre de 2017 e 2o. Semestre de 2017
1o. Semestre de 2016 e 2o. Semestre de 2016
1o. Semestre de 2015 e 2o. Semestre de 2015
1o. Semestre de 2014 e 2o. Semestre de 2014
1o. Semestre de 2013 e 2o. Semestre de 2013
1o. Semestre de 2012 e 2o. Semestre de 2012
1o. Semestre de 2011 e 2o. Semestre de 2011
1o. Semestre de 2010 e 2o. Semestre de 2010
1o. Semestre de 2009 e 2o. Semestre de 2009
1o. Semestre de 2008 e 2o. Semestre de 2008
Download das disciplinas com as respectivas bibliografias (.doc, 143kb)
06 créditos – 90 hs
Ementa
Epistemologia, Teoria e Metodologia, Conhecimento científico e realidade social; objetividade e subjetividade. Principais correntes teórico-metodológicas na Sociologia; o positivismo, dialética, os enfoques compreensivos, o estrutural-funcionalismo, o estruturalismo. A pesquisa empírica: construção de instrumentos. Técnicas de coleta e análise de dados: a enquete, a entrevista, a biografia, a história de vida, a observação participante, interpretação e métodos narrativos.
06 créditos – 90 hs
Ementa
Abordagem da produção da dissertação através do debate dos projetos de pesquisa dos alunos. Enfoque no desenvolvimento e estruturação da versão final do projeto com leituras metodológicas dirigidas nas áreas temáticas das pesquisas. Acompanhamento metodológico incluindo aulas complementares em métodos e técnicas.
Bibliografia
06 créditos – 90hs
Ementa
Releitura dos clássicos da sociologia e seus desdobramentos na modernidade. Marx e os marxismos; Weber e a escola sociológica alemã; Durkheim, positivismo e funcionalismo; da Escola de Chicago e a sociologia norte-americana.
06 créditos – 90hs
Ementa
As principais correntes teóricas e principais autores da Sociologia na contemporaneidade: Bourdieu, Elias, Foucault, Giddens, Habermas, Honnet. As
micro-sociologias. As abordagens transversais.
06 créditos – 90 hs
Ementa
O curso visa introduzir o aluno na perspectiva profissional docente, discutindo a relação ensino/aprendizado, preparando e acompanhando a experiência de estágio em sala de aula, auxiliando com sugestões que facilitam a interação com os alunos, os tipos de aula, a preparação do programa, as dicas para facilitar a comunicação de conteúdos, os problemas mais frequentes enfrentados em sala, o processo de avaliação, as relações com os docentes, os colegas e os alunos da graduação.
06 créditos – 90 hs
Ementa
O curso focaliza a composição da estrutura social brasileira, analisando diversos segmentos e classes da sociedade, e abordando as mudanças processadas nessa estrutura ao longo do tempo.
06 créditos – 90 hs
Ementa
Introdução aos Estudos Culturais; Os Fundadores Britânicos desde o Século XIX: Carlyle, Arnold e Leavis; E. P. Thompson e Raymond Williams: uma história material da cultura; O Centro de Estudos Culturais em Birmingham ;Gênero e Raça; Dominações e Resistências; A mundialização dos Estudos Culturais Edward Said – Homi Bhabha – Sander L. Gilman – Elaine Schowalter – Ella Shohat; Os Estudos Culturais no Brasil Antonio Candido/Roberto Schwarz/Renato Ortiz; Estudos contemporâneos: Iara Beleli (mídia e diferenças), Maria Celeste Mira (mídia), Richard Miskolci (identidades sociais), Tânia Garcia (nacionalidade); Outros Paradigmas: Pierre Bourdieu e críticos dos Estudos Culturais
02 créditos – 30hs
Ementa
Aberta. Cursos de curta duração com professores convidados, ou mesmo do quadro do Programa de Pós-Graduação em Sociologia sob temas específicos de interesse das linhas de pesquisa.
02 créditos – 30hs
Ementa
Aberta. Cursos de curta duração com professores convidados, ou mesmo do quadro do Programa de Pós-Graduação em Sociologia sob temas específicos de interesse das linhas de pesquisa.
02 créditos – 30hs
Ementa
Aberta. O aluno, sob a responsabilidade do orientador ou professor especialista, num tema de interesse da dissertação, trabalha sobre uma bibliografia específica.
06 créditos – 90hs
Ementa
O curso focaliza dois objetos: (a) a formação do imaginário nacional brasileiro a partir dos anos 30 e a idéia específica de modernidade construída pelo pensamento social brasileiro a partir do final do século XIX; e (b) as re-atualizações dessa idéia de modernidade a partir da formação de uma sociedade de consumo de massas, nos anos 70, e da idéia de globalização, a partir dos anos 90.
06 créditos – 90 hs
Ementa
A “Naturalização” do Social; Família Burguesa e Normalização; A Construção Social dos Anormais; Saberes e Práticas Normalizadoras (Eugenia, Criminologia, Sexologia, Psiquiatria e Psicanálise); relações entre saberes e práticas normalizadoras; A Emergência das “Diferenças” ; A Segunda Escola de Chicago (Howard Becker e Erving Goffman); Michel Foucault (História da Loucura e da Sexualidade); Abordagens contemporâneas das diferenças Pós-foucaultianos ; Teoria queer (Rubin, Sedgwick, Butler, Halberstam, Preciado)
Ementa
A diferenciação entre ocupação e profissão no mundo anglo-saxão. O desenvolvimento dos estudos sobre profissões superiores: 1) o fazer profissional; 2) as profissões concebidas como a legitimação do altruísmo na sociedade capitalista; 3) as profissões como monopólios de poder, 4) as profissões superiores como um sistema competitivo; e 5) a crítica de Bourdieu ao conceito e ao estudo da profissão, 6) as profissões e o Estado.
06 créditos – 90 hs
Ementa
Formação da Agenda Ambiental no mundo desenvolvido: antecedentes e consequências políticas e sócio-culturais; 2) Meio ambiente e relações
internacionais: a apropriação da questão ambiental pelos países em desenvolvimento. 3) Políticas ambientais no Brasil: marco institucional, atores e estratégias.
06 créditos – 90 hs
Ementa
O curso tem como temáticas a discussão sobre sociedades rurais e capitalismo agrário: classes, questão fundiária e relações de trabalho; poder, prestígio, dominação e legitimidade em contextos rurais; ruralidades e identidades sociais; cultura popular e movimentos sociais rurais; campesinato: organização social e resistência cotidiana;migrações, família e gerações no campo; modernidade e sistemas rurais; ruralidade, conduta econômica e consciência temporal; gênero, agricultura familiar e pluriatividade; globalização e sustentabilidade dos processos agrários
06 créditos – 90 hs
Ementa
Através de uma abordagem histórica e teórico-conceitual, o curso examina, em sua primeira parte, a formação e consolidação do urbanismo e da sociologia urbana como campos de investigação científica e de intervenção nas políticas públicas. Revisita a abordagem do fenômeno urbano na teoria sociológica clássica, na Escola de Chicago, na Escola Francesa Marxista e no âmbito dos estudos de planejamento urbano. A segunda parte enfatiza estudos analíticos de sociologia voltados à realidade urbana brasileira com temas referentes aos novos padrões de segregação sócio-espacial e divisão territorial do trabalho; urbanização sustentável; governança metropolitana; desterritorialização e re-territorialização das atividades produtivas; os movimentos sociais; os dilemas da política urbana face ao crescimento da desigualdade, da violência e da exclusão.
06 créditos – 90 hs
Ementa
O curso tem como foco principal o recente debate sobre as relações raciais. A compreensão dos usos e sentidos da categoria “raça” na literatura das ciências sociais em geral, e da sociologia em especial, poderá nos auxiliar tanto na compreensão das possibilidades de interfaces entre raça, classe e gênero quanto nas dificuldades a serem enfrentadas na construção de um conhecimento do social que não (des)considere a sua diversidade e complexidade. Somente desta forma será possível contribuir para a formulação de políticas públicas que ampliem a cidadania e aprofundem a democracia no Brasil.
06 créditos – 90 hs
Ementa
A partir da discussão sobre o conceito de Desastre na Sociologia, a disciplina tem por objetivo analisar como os fenômenos socioambientais representados coletivamente como tal desorganizam e reorganizam a vida social. Pretende-se suscitar a reflexão acerca:
a) das alterações que os desastres causam no plano concreto e simbólico do cotidiano dos envolvidos – como as perdas materiais, humanas e mudanças nos padrões de sociabilidade;
b) das práticas político-institucionais que envolvem a ineficácia/insuficiência das ações reventivas/preparativas/resposta de defesa civil;
c) do processo de reconstrução do lugar no seu conteúdo simbólico e psicossocial. Desastres provocam indagações nos quais os vieses de classe, étnico-racial, de gênero, e geracional e afins são salientados de modo que as estratégias de reterritorialização do grupo afetado, no geral, são seguidas de novas interpretações da organização social, das relações de poder e favorecem mudanças nas narrativas do self.
Pretende-se dotar o aluno de um ferramental conceitual mínimo para compreender que, num contexto sócio-histórico em que os riscos ganham centralidade no debate sociológico e as ameaças tomam uma dimensão globalizante, a vulnerabilidade no local passa a ser matizada não apenas pela indissociabilidade das dimensões objetivas e subjetivas de perdas e refazimentos, mas sobretudo por relações multiescalares de poder que precisam ser identificadas para a vocalização dos direitos e enfrentamento dos perigos socialmente produzidos.
06 créditos – 90 hs
Ementa
Aberta. Estudos de abordagens metodológicas ou técnicas de pesquisa específicas.
Bibliografia
Aberta
06 créditos – 90 hs
Ementa
Aberta. A disciplina cobre as linhas de pesquisa do PPGS em áreas temáticas sem disciplinas eletivas permanentes.
06 créditos – 90 hs
Ementa
Aberta. Aprofundamento de autores ou escolas sociológicas clássicas e contemporâneas.
06 créditos – 90 hs
Ementa
O curso visa introduzir o aluno na perspectiva profissional docente, discutindo a relação ensino/aprendizado, preparando e acompanhando a experiência de estágio em sala de aula, auxiliando com sugestões que facilitam a interação com os alunos, os tipos de aula, a preparação do programa, as dicas para facilitar a comunicação de conteúdos, os problemas mais frequentes enfrentados em sala, o processo de avaliação, as relações com os docentes, os colegas e os alunos da graduação.
06 créditos – 90hs
Ementa
Aberta. Propõe-se a dar formação teórica mais sólida nas temáticas transversais da Sociologia. Focaliza autores clássicos e/ou contemporâneos
relevantes, compondo um leque diversificado de formas de conceber as relações sociais.
06 créditos – 90 hs
Ementa
Aberta.Focaliza substantivamente os temas dos projetos de pesquisa dos alunos inscritos na disciplina, além de enfrentar questões concernentes à
realização do trabalho de campo a partir de bibliografia específica e atualização metodológica.