O professor Oswaldo Truzzi, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é o entrevistado que abre o novo número da revista Exilium – Revista de Estudos da Contemporaneidade. A edição especial, intitulada “Diáspora Árabe”, é organizada por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e reconhece Truzzi como um dos pioneiros nos estudos sobre a imigração árabe no Brasil.

Na entrevista, o pesquisador – aposentado como Professor Titular, mas ainda atuante no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar – compartilha sua trajetória acadêmica inusitada, que vai da engenharia aos estudos sociais. Ele também discute as transformações nas pesquisas sobre imigrantes árabes no Brasil e os desafios e avanços da área nas últimas décadas.

Projeto de pesquisa e divulgação

Atualmente, Truzzi coordena um projeto de pesquisa com apoio da FAPESP, que investiga a história social do Oeste Paulista entre 1850 e 1950. O estudo, que inclui populações negras, indígenas, imigrantes europeus, árabes e migrantes internos, é uma parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar. A iniciativa prevê a divulgação do conhecimento produzido, com o objetivo de ampliar o alcance da pesquisa.

A entrevista completa, chamada “Cartografias da imigração: Oswaldo Truzzi e a diáspora árabe”, está disponível no número 10, volume 6 da revista Exilium.

Outras notícias: https://www.icc.ufscar.br/pt-br/noticias/news/docente-da-ufscar-recebe-destaque-como-precursor-nos-estudos-sobre-imigracao-no-brasil