No dia 24 de abril às 14 horas no Auditório do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos ocorrerá a primeira defesa do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Sociologia entre a Universidade Federal de São Carlos, mediante o Programa de Pós-Graduação em Sociologia, e a Universidade do Estado do Mato Grosso.

A tese será defendida por Ivone Jesus Alexandre e tem como título “A presença das crianças migrantes haitianas nas escolas: o que elas visibilizam da escola”. A banca examinadora será composta pelos professores: Dra. Anete Abramowicz, orientadora e presidente; Dra. Maristela Abadia Guimarães, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT); Dr. Paulo Alberto dos Santos Vieira, da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT); Dra. Ana Cristina Juvenal Cruz, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Dra. Tatiane Cosentino Rodrigues (UFSCar).

O Doutorado Interinstitucional (DINTER) é um programa institucional no país da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), que tem por objetivos viabilizar a formação, em nível de pós-graduação stricto sensu, de docentes das Instituições de Ensino Superior; formar doutores do quadro permanente de docentes de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa, de modo a diminuir as assimetrias hoje existentes; fomentar a produção acadêmica e fortalecer, nas instituições atendidas, linhas de pesquisas que respondam às demandas relacionadas ao desenvolvimento local e regional.