Dando início a programação das Quartas Sociológicas do ano de 2019, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar receberá o Prof. Dr. Sergei V. Ryazantsev, doutor em economia, professor e chefe do Departamento da política demográfica e migratória da MGIMO Universidade das relações internacionais de Moscou; diretor do Instituto de Pesquisas Sociopolíticas da Academia de Ciências da Rússia. Especialista em processos migratórios no espaço pós-soviético.
Com a palestra intitulada “<<Economia de língua russa no exterior>> como mecanismo de adaptação de migrantes da Rússia: uma armadilha ou trampolim para a integração na sociedade de acolhimento?” pretende confirmar e conceituar a existência da “economia de língua russa no exterior”. Este termo abrange o sistema de instituições e relações econômicas, constituído por meio do uso da língua russa, que é seu principal fator integrador e um importante pilar para o desenvolvimento de seus componentes. Seus principais objetivos estão relacionados às necessidades dos migrantes de língua russa, bem como aos laços comerciais, de investimento e turísticos entre o país anfitrião e a Rússia.
A apresentação descreve os aspectos políticos e econômicos da integração de migrantes de língua russa nos países anfitriões através dos mecanismos da “economia de língua russa”. Com base em entrevistas e estudos da imprensa local, são identificados os processos de adaptação dos migrantes através dos setores russófonos dos mercados de trabalho locais. A abrangência da “economia de língua russa” em um determinado país depende do número de pessoas que usam o idioma em suas vidas cotidianas, assim como do número de turistas.
Os poucos casos existentes da concentração geográfica de migrantes russos fornecem exemplos mais expressivos da “economia de língua russa”. Portanto, a pesquisa se concentra em três casos: Brighton Beach, em Nova York (Estados Unidos), Pattaya e Phuket (Tailândia) e Nachang e Vungtau (Vietnã).
Utilizando estes e outros exemplos, busca-se sistematizar os padrões de integração dos migrantes russófonos nos países de acolhimento através dos canais da “economia de língua russa”. Também prova que a existência desse sistema econômico estimula a migração da Rússia e de outros países da antiga União Soviética.
A palestra será proferida na língua russa com tradução consecutiva.
Local: Auditório do CECH, que fica na Área Sul do Campus São Carlos da UFSCar
Horário: 10:00
Realização: Departamento de Sociologia e Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Apoio: Capes