O PPGS tem três grandes linhas de pesquisa que agrupam seus docentes a partir de temáticas comuns.
Consulte também a página DOCENTES para conhecer o profissional mais adequado para a sua orientação.
Esta linha reúne reflexões contemporâneas sobre cultura, diferenças e mobilidades, articulando pesquisas sobre os processos de identificação nacionais, transnacionais, étnico-raciais, de gênero e sexualidade, de corpo e suas relações de alteridade, entre outras clivagens sociais. Tais pesquisas se refletem em mudanças teórico-metodológicas, assim como na proposição de novas epistemologias. Nesse sentido, a linha de pesquisa abarca estudos sobre a produção social das diferenças em seus vários vieses, tais como raça e racialização; gênero; sexualidade; corpo e alteridades corporais; cidadania e origem nacional; acesso diferenciado à mobilidade; categorização diferencial de sujeitos em movimento internacional. Destacam-se os estudos sobre produção artística e cultural; relações étnico-raciais históricas e contemporâneas; diáspora africana; relações de gênero e reprodução social; construção de subjetividades; relações culturais em perspectiva global; migrações, mobilidades e refúgio; e fronteira como tecnologia de produção de diferenças. Dessa maneira, a linha de pesquisa agrega os temas que atravessam a produção social das diferenças, da cultura e das variadas formas de mobilidades.
Docentes vinculados
Permanentes: Jorge Leite Júnior, Oswaldo Mario Serra Truzzi, Priscila Martins de Medeiros, Svetlana Ruseishvili, Valter Roberto Silvério.
Colaboradores: Maria Inês Rauter Mancuso, Samira Feldman Marzochi.
Visitante: Angelo Martins Junior.
Laboratórios e grupos de pesquisa
Texturas da Experiência: Sociologia e Estudos da Diáspora Africana
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros
Grupo de Estudos Afrodiaspórica
Sexent: Grupo de Pesquisa em Sexualidade, Cultura e Entretenimento
NAMCULT: Núcleo de Estudos em Ambiente, Cultura e Tecnologia
InterMob: Grupo Interdisciplinar de Estudos das Migrações e Mobilidade
História Social das Migrações e do Trabalho
Esta linha reúne pesquisadores e trabalhos sobre as transformações e permanências das estruturas sociais e seus efeitos sobre a produção e reprodução de desigualdades sociais. Busca-se compreender tais processos atentando para suas manifestações nas dimensões social, econômica, cultural e política. Nesse sentido, esta linha de pesquisa abarca estudos que buscam apreender as mudanças e permanências a partir de pesquisas sobre as transformações do mundo da produção do trabalho e as formas contemporâneas de ganhar a vida, que vão do trabalho formal à ilegalidade, passando pela informalidade e pelo trabalho precário; os impactos das tecnologias sobre a vida social; os processos de mobilização política e coletiva frente às desigualdades, ligados a lutas urbanas, religiosidades e direitos trabalhistas; as conexões entre mercados e práticas ilegais, informais e legais e seus efeitos sobre a produção de desigualdades sociais; a produção das cidades e as segregações, fronteiras e conexões entre territórios urbanos. Dessa forma, a linha de pesquisa agrega diferentes aspectos relacionados às recentes transformações nas estruturas sociais e seus reflexos na produção e reprodução de desigualdades.
Docentes vinculados
Permanentes: Aline Suelen Pires, André Ricardo de Souza, Cibele Saliba Rizek, Felipe Rangel Martins, Gabriel de Santis Feltran, Jacob Lima Júnior, Luana Dias Motta.
Visitante: Isabel Pauline Hildegard.
Laboratórios e grupos de pesquisa
LEST-M – Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidades
NEREP – Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política
NaMargem – Núcleo de Pesquisas Urbanas
TRAMPO: Grupo de Pesquisa sobre Trabalho e Juventude
Docentes vinculados
Permanentes: Fabiana Luci de Oliveira, Jacqueline Sinhoretto, Maria Aparecida de Moraes Silva, Maria da Glória Bonelli, Rodrigo Constante Martins.
Colaboradores: Fábio José Bechara Sanchez, Vera Alves Cepêda.
Laboratórios e grupos de pesquisa
Trama: Terra, Trabalho, Migração e Memória
Ruras – Ruralidades, Ambiente e Sociedade
Dissenso – Coletivo de pesquisa em sociologia política
GEVAC – Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos