Além do Prêmio ANPOCS de excelência acadêmica Antônio Flávio Pierucci, recebido pela Profa. Dra. Maria Aparecida de Moraes Silva pelos importantes anos de dedicação à Sociologia Brasileira, a comunidade PPGS/UFSCar recebeu mais um prêmio e também uma menção honrosa durante o evento deste ano:

O doutorando Nikolas Pallisser e o egresso Alan Caldas receberam o Prêmio Luiza Bairros, do ano de 2024, na categoria SPG, com o paper: “A ontologia do presente de Guerreiro Ramos: o corpo e o pensamento negro podem abrir a jaula de ferro da racionalidade instrumental?”.
A questão central trazida pelos autores é apresentar a noção de “ontologia do presente” desenvolvida por Guerreiro Ramos em dois momentos de sua trajetória: de 1948 a 1956 e de 1966 a 1971 e, com isso, lançar um olhar sobre a produção intelectual de um dos principais sociólogos brasileiros, que muito se dedicou ao estudo das desigualdades raciais e de outras mazelas brasileiras.
Nikolas Pallisser é orientando do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério no doutorado e o egresso Alan Caldas foi orientado no doutorado pela Profa. Dra. Vera Cepêda.
Os professores Felipe Rangel Martins e Luana Dias Motta, docentes permanentes do PPGS/UFSCar, além de outros integrantes de equipe, receberam Menção Honrosa no Prêmio ANPOCS de Divulgação Científica 2024, na categoria docente,  pelo Podcast “Feira da Madrugada”.
O podcast recupera, através da memória de trabalhadores, o processo de formação e desenvolvimento deste mercado, um dos maiores centros de comércio popular da América Latina. A proposta se originou como uma possibilidade de registro da importância social e econômica deste espaço marginalizado para grupos populares de São Paulo e de diferentes regiões do Brasil, ampliando a visibilidade dos conflitos atuais em torno da Feira da Madrugada, frente a projetos de “modernização” que inviabilizam a permanência dos vendedores mais pobres.
Além desses prêmios e da menção honrosa, o pós-doutorando Thalles Vichiato Breda teve sua tese de doutorado listada entre os finalistas do Concurso de Melhores Teses e Dissertações da ANPOCS 2024. A tese, orientada pela Profa. Isabel Pauline Hildegard Georges, se chama: “O campo da política habitacional no último desmanche: ocupações, movimentos sociais e ativismo identitário”.

A todos/as os/as contemplados/as e indicados/as, os nossos parabéns! Estendemos nossos parabéns aos/às orientadores/as e grupos de pesquisa envolvidos. Vocês representam a potência do PPGS na produção científica, no pensamento crítico e na capacidade de articulação com a sociedade e com as questões contemporâneas.