Dando inicio a programação das Quartas Sociológicas e abertura do segundo semestre de 2019, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar apresenta a mesa- redonda intitulada “Trabalho e Capital no século XXI”. A mesa será mediada pelo Prof. Dr. Jacob Carlos Lima com a participação dos professores Dr. Fernando Ramalho Martins (UNESP), Dra. Helen Sampson (CARDIFF UNIVERSITY), Dr. José Ricardo Ramalho (UFRJ), Dr Rodrigo Salles Pereira dos Santos (UFRJ).
Muitos são os desafios advindos da atual configuração socioeconômica mundial. A compressão espaço-temporal que acompanha o desenvolvimento dos meios de comunicação e de transporte tem acentuado a sensação de que o dinamismo da economia global é uma tendência soberana, trazendo desafios tanto para trabalhadores quanto para o Capital e seus agentes. Para autores como Sennett, Harvey e outros, vivemos um cenário de “capitalismo flexível” caracterizado pela incerteza, pela falta de segurança e da possibilidade de construção de uma narrativa coerente de si. Este é o quadro que dá ensejo à mesa redonda aqui proposta, cujo objetivo volta-se para a compreensão do impacto das intensas pressões por mobilidade e mudança impostas aos trabalhadores de dois setores produtivos, a saber: trabalhadores marítimos e trabalhadores do setor automotivo. Ambos os grupos sofreram intensos processos de reterritorialização e mobilidade espacial dessas indústrias. No primeiro setor, o processo de mudanças no “Estado de bandeira” possibilitou uma reconfiguração do emprego, terceirizado e precarizado, se deslocou para estados-nações orientais. O setor automotivo, por sua vez, também vive um momento de intenso deslocamento de suas plantas e de reconfiguração do emprego, com vertentes exógenas e endógenas. Se internacionalmente tem-se caminhado para o “sul” em busca de mão de obra barata, internamente, ou seja, dentro dos estados-nações tais movimentos são multidirecionais. Buscar-se-á aqui analisar as percepções e os desafios em comum colocados aos trabalhadores desses setores industriais amplamente afetados pela nova e volátil dinâmica da economia mundial.
Após a mesa haverá o lançamento do livro de Helen Sampson ” Trabalhadores marítimos intencionais e transnacionalismo no século XXI” (Ed. Unicamp, 2019).
A atividade é gratuita sem a necessidade de inscrição prévia.
Data: 07/08/2019 (quarta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório do CECH, na Área Sul do Campus São Carlos da UFSCar
Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Departamento de Sociologia
Apoio: Newton Fund/British Academy e LEST – Laboratório de estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidades