O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar recebe as inscrições para o processo seletivo para os cursos de Doutorado e Mestrado em Sociologia no período de 22 de agosto a 08 de setembro. Serão ofertadas 15 vagas para cada curso, distribuídas nas três linhas de pesquisa do Programa: Cultura, diferenças e mobilidades; Estrutura Social e Desigualdades; e Poder e Conflitos Sociais. As aulas começam no 1º semestre de 2024.
A seleção para o Mestrado compreende três etapas, todas eliminatórias e classificatórias: a primeira terá prova escrita, de forma presencial, que versará sobre teoria sociológica; a segunda será a análise do projeto de pesquisa, cuja apreciação será submetida a pareceristas ad hoc do PPGS e a terceira será arguição, de forma remota, centrada no currículo, no histórico acadêmico do candidato, no domínio da bibliografia sociológica do edital e no projeto de pesquisa. Para o Doutorado, o processo seletivo integra duas etapas, eliminatórias e classificatórias: a primeira etapa será a análise do projeto de pesquisa, cuja apreciação será submetida a pareceristas ad hoc do PPGS e a segunda será arguição, de forma remota, centrada no currículo, no histórico acadêmico do candidato e no projeto de pesquisa. As datas de cada etapa estão definidas nos editais de seleção.
A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais) e deve ser feita exclusivamente pela internet, através de formulário eletrônico cujo link está disponível na aba Seleção, a partir das 9 horas, horário de Brasília, do dia 22 de agosto até às 23:59, horário de Brasília, do dia 08 de setembro de 2023. A relação da documentação para inscrição bem como outras informações detalhadas, o(a) candidato(a) pode encontrar nos respectivos editais.
Nos processos seletivos haverá política de ações afirmativas. A Política de Ações Afirmativas adotada pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia é construída com o intuito de fomentar a equidade étnico-racial, de classe, gênero, origem e de compleição física, mental e sensorial no ingresso de seus/suas estudantes e é destinadas a cinco grupos sociais: autodeclarados negro(a)s (pretos ou pardos); indígenas; refugiados; pessoas com deficiência ou egresso(a)s de ensino médio público (ou particular com bolsa).