A pós-graduanda Baruana Calado dos Santos, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Ufscar, orientada pelo Prof. Dr. Jorge Leite Júnior, recebeu, no dia 18 de julho de 2025, na Sede das Nações Unidas, em Genebra, um prêmio em reconhecimento ao trabalho desenvolvido junto à Competição Mundial de Tribunal Simulado de Direitos Humanos Nelson Mandela, conhecida como World Moot (https://www.chr.up.ac.za/worldmoot).

Em 2017, Baruana participou do World Moot como competidora representando a Universidade Estadual de Londrina. A partir do ano seguinte, foi convidada a integrar a equipe de juízes das rodadas preliminares da competição. Paralelamente, em 2022, passou a compor também o corpo de juízes lusófonos na Competição Africana de Tribunal Simulado de Direitos Humanos Christof Heyns, conhecida como African Moot (https://www.chr.up.ac.za/julgamento-simulado).

Tanto o World Moot quanto o African Moot são organizados pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Pretória, na África do Sul (https://www.chr.up.ac.za/).

Sobre sua experiência nesses eventos, Baruana teve o capítulo “HAVIA UM MOOT NO MEIO DO CAMINHO: minha aventura em tribunais simulados internacionais de Direitos Humanos”, publicado em janeiro de 2025 no livro “VIV(E)NSINANDO: experiências exitosas no processo de ensino-aprendizagem” , da editora Barlavento, organizado por Allisson Rodrigues de Rezende, Lívia Prudente de Morais, Arali Aparecida da Costa Araujo e Kênia De Souza Oliveira. (https://editorabarlavento.com.br/admin/uploads/128.pdf)