É com orgulho que o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar parabeniza a doutoranda María Florencia Utrero Zicato pela indicação de sua dissertação de mestrado, defendida no PPGS/UFSCar, como finalista do Concurso Brasileiro ANPOCS de obras científicas, teses e dissertações universitárias em Ciências Sociais, edição 2021. A dissertação, intitulada “Menstrualotopías: Poéticas desde el margen y devenires de la subjetividad en la literatura de Naty Menstrual”, contou com a orientação do Prof. Dr. Jorge Leite Jr. (PPGS/UFSCar) e com o financiamento da CAPES.

O resultado final do Concurso será divulgado no dia 27/10, a partir das 17:30 em sessão de premiação durante o 45º Encontro Anual da ANPOCS.

Em seu trabalho, María Florencia analisou a trajetória pessoal e algumas das obras escritas por Naty Menstrual, primeira autora autodefinida travesti na Argentina, com o intuito de compreender, nas palavras da autora, “as representações presentes em relação aos modos de devir das subjetividades trans presentes, os modos de ‘se fazer’ um corpo, o desejo, a sexualidade, a marginalidade, a violência, a família e a visão sobre a sociedade e a cidade”.

Parabenizamos a pesquisadora María Florencia Utrero Zicato pela indicação como finalista do concorrido prêmio ANPOCS e também o professor Jorge Leite Jr. pelo trabalho de orientação. Esta indicação é mais um importante reconhecimento do trabalho coletivo desenvolvido no PPGS/UFSCar, do qual muito nos orgulhamos.

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar