A Áskesis – Revista de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar – REabre HOJE a chamada de artigos para o Dossiê: Narrativas insurgentes na mídia: racialização e generificação, coordenado por Cristiane Vilma de Melo, Nayhara Almeida de Sousa, Rangel Ferreira Fideles do Nascimento e Patrícia Amorim Weber.

💡 O dossiê tem como objetivo reunir trabalhos que tratem sobre as narrativas insurgentes produzidas por intelectuais e pelos movimentos sociais por meio das mídias. Compreendemos enquanto “narrativas insurgentes” toda elaboração narrativa anti-hegemônica que busca produzir um contra discurso com o propósito de afirmar a agência e a humanidade de sujeitos socialmente inferiorizados e presos à estigmas atrelados às categorias de raça e gênero. A categoria intelectual, por sua vez, é considerada aqui de forma mais abrangente, abarcando todo sujeito que interpreta os fenômenos sociais e políticos de modo crítico e produz uma consciência de grupo. As mídias também são encaradas de forma ampla, pois consideramos que estas narrativas podem ser propagadas por meios digitais, através das redes sociais, como também através de programas televisivos, das músicas, do cinema, etc. Deste modo, esta proposta pretende colaborar com a discussão a respeito das diferenças e das formas de regulação moral partindo da reflexão sobre subalternidade e descolonização da diferença, entrelaçamentos estes que suscitam um amplo debate entre as grandes áreas das ciências sociais e tem se mostrado fundamentais para compreender os embates normativos presentes em uma sociedade cada vez mais atravessada por tecnologias dígito-sociais.

As submissões dos trabalhos devem ocorrer exclusivamente pelo site da Revista Áskesis (http://www.revistaaskesis.ufscar.br/) ATÉ 08 DE ABRIL DE 2022.
ATENÇÃO: escolher a opção DOSSIÊ na hora da submissão no sistema.
Dúvidas ou maiores informações sobre esta edição podem ser encaminhadas ao e-mail do Comitê Editorial (revista.askesis@gmail.com).
Comitê Editorial
Áskesis – Revista dxs discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar