O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar receberá as inscrições para o processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado em Sociologia no período de 30 de agosto a 10 de setembro. Serão ofertadas 15 vagas para cada curso, distribuídas nas quatro linhas de pesquisa do Programa: Mercados morais, cidades, trabalho e mobilidades; Cultura, diferenças e desigualdades; Tecnologias, ambiente e ruralidades; e Estado, conflitos, justiça e políticas sociais. As aulas começam em março de 2022.
A seleção para o Mestrado compreende três etapas, todas eliminatórias e classificatórias: a primeira terá prova escrita, de forma remota, que versará sobre teoria sociológica; a segunda será a análise do projeto de pesquisa, cuja apreciação será submetida a pareceristas ad hoc do PPGS e a terceira será arguição, de forma remota, centrada no currículo, histórico escolar, projeto de pesquisa e domínio da bibliografia sugerida para a prova escrita. Para o Doutorado, o processo seletivo integra duas etapas, eliminatórias e classificatórias: a primeira etapa será a análise do projeto de pesquisa, cuja apreciação será submetida a pareceristas ad hoc do PPGS e a segunda será arguição, de forma remota, centrada no currículo, histórico escolar e projeto de pesquisa. As datas de cada etapa estão definidas nos editais de seleção.
As inscrições serão gratuitas e exclusivamente on-line, através de formulário cujo link está disponível na aba Seleção, a partir das 9 horas, horário de Brasília, do dia 30 de agosto até às 23:59, horário de Brasília, do dia 10 de setembro de 2021. Os candidatos devem reunir a documentação especificada nos editais de mestrado e de doutorado. Todas as orientações para inscrição e outros detalhes dos processos seletivos devem ser acessados nos editais.
Nos processos seletivos haverá política de ações afirmativas destinadas a três grupos sociais: cotas para candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos, de acordo com a caracterização do IBGE); cotas para candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio na rede pública de ensino (ou que tenha cursado todo ou parte do Ensino Médio em escolar particular com bolsa ao longo de todo o período estudado); e cotas para candidatos declarados indígenas.