As Quartas Sociológicas do PPGS-UFSCar e o Ciclo Machiavellicas do PPGPol-UFSCar apresentam a palestra “Governo Cardoso (1995-2002) e Governo Lula (2003-2010): interpretando especificidades a partir da trajetória dos ministros” com Maria Aparecida Chaves Jardim,  Professora da UNESP de Araraquara; Doutora em Ciências Sociais pela UFSCar; Livre Docente em Sociologia pela UNESP; realizou estágio de doutoramento, pós doutorado e pesquisa Jovem Pesquisador em Centro Emergente da Fapesp na França  (EHESS), onde residiu  e fez parte da sua formação por 5 anos. Trabalha especialmente com sociologia econômica e sociologia política. Sua tese de doutorado  “Entre a solidariedade e o risco: sindicatos e fundos de pensão em tempos de governo Lula”, foi publicada em formato de livro no Brasil (Annablume) e na França (L´Harmattan).
Os governos Cardoso (1995-2002) e Lula (2003-2010) constituem momentos marcantes da história social, política e econômica contemporânea do Brasil e por isso mesmo, têm gerado diversas disputas acadêmicas pela sua compreensão. Assumindo que o governo Lula é distinto do governo Cardoso em termos de adesão à crença neoliberal, o artigo busca explicar essa especificidade, a partir do estudo da biografia de 151 ministros que atuaram entre 1994 e 2010 nas pastas titulares. Buscamos identificar, se existe, e em que medida, relação entre a trajetória social dos ministros e suas crenças econômicas. Inspira-se na sociologia relacional de Pierre Bourdieu e faz uso da Prosopografia, de forma a entender as trajetórias dos ministros de forma relacional, não isoladas. Os resultados indicam que, as origens sociais dos ministros, olhadas em relação com a socialização secundária (escola e universidade pelas quais passaram, filiação a movimento social, por exemplo), podem fornecer importantes pistas para a compreensão dos anos Cardoso e Lula.
Data: 06/11/2019 (quarta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Auditório do CECH – Área Sul – Campus São Carlos – UFSCar
Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Quartas Sociológicas) e Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (Ciclo Machiavellicas)