As Quartas Sociológicas do PPGS-UFSCar apresenta a mesa “Novas agendas de pesquisa sobre relações de trabalho: experiências do sindicalismo internacional no Brasil” com a participação do Prof. Dr. Maurício Rombaldi, professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Erick Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e diretor executivo da Federação dos Metalúrgicos das Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (FEM-CUT/SP).
Em que medida os desafios encontrados pela militância sindical para a organização de trabalhadores se relacionam à dispersão geográfica e, em especial, à separação entre fronteiras nacionais? Em que medida as particularidades históricas do sindicalismo nacionalmente estabelecido impõem limites e possibilidades à ação internacionalmente articulada? De que forma as dificuldades encontradas por sindicatos e seus líderes no âmbito nacional repercutem na capacidade de militar internacionalmente? Estas questões serão abordadas a partir da interpretação de distintas experiências do sindicalismo internacional no Brasil, em diferentes setores econômicos.
O Prof. Dr. Maurício Rombaldi abordará essas e outras questões a partir de um conjunto de pesquisas publicadas sobre o tema. Erick Silva discutirá a temática com base em sua participação no campo do sindicalismo internacional nos últimos 20 anos, em especial as experiências nas Comissões de Fábrica da Volkswagen.
A atividade é gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia, e aberta às pessoas interessadas.
Data: 22/05/2019 (quarta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Auditório da UEIM, no prédio do CECH, na Área Sul do Campus São Carlos da UFSCar
Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Departamento de Sociologia