O Programa de Pós-Graduação de Sociologia da UFSCar apresenta as “Oficinas de Sociologia” com a palestra “Passa-me o sal, que te dou a pimenta: biopolítica, neoliberalismo e subjetividade” que será proferida pelo Prof. Dr. Ernani Pinheiro Chaves, professor titular da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Psicologia da mesma universidade.
Há quarenta anos atrás, Michel Foucault ministrou o curso “O Nascimento da Biopolítica”, no Collège de France. Publicado na íntegra apenas em 2006, ele provoca, até hoje, uma série de debates e polêmicas, tendo se transformado, de todo modo, num marco importante para os estudos acerca do neoliberalismo. O objetivo da palestra será o de mostrar o que caracteriza, nas suas linhas mais gerais, a concepção foucaultiana de neoliberalismo em sua conexão com a biopolítica e, ao final, perguntar acerca dos limites e do alcance que essa análise pode ter nos dias atuais.
As Oficinas de Sociologia reúnem diferentes atividades, com formatos variados, organizadas pelos grupos de pesquisa vinculados ao PPGS-UFSCar.
A palestra é aberta ao público em geral, sem a necessidade de inscrição prévia.
Data: 22/05/2019
Horário: 8 horas
Local: Auditório da UEIM, no prédio do CECH, na Área Sul do Campus São Carlos da UFSCar
Realização: Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidades (LEST-M)