No VII Encontro Nacional da Rede de Estudos Rurais, ocorrido na cidade de Natal entre 29 de agosto e 01 de setembro, foi realizada a premiação do concurso Maria Nazareth Baudel Wanderley de melhor tese de doutorado da Rede de Estudos Rurais. O trabalho premiado foi a tese defendida no Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar pelo aluno Lúcio Vasconcellos de Verçoza, sob orientação da Profa. Dra. Maria Aparecida de Moraes Silva. Intitulada Os saltos do “canguru” nos canaviais alagoanos, a tese analisa as condições de trabalho na agroindústria canavieira do estado de Alagoas e seus reflexos sobre a saúde dos trabalhadores. O estudo contribui para as reflexões acerca do nexo causal entre o adoecimento e o trabalho do corte da cana. Discute ainda como o aumento do esforço exigido no corte manual produz, além do sofrimento físico, também o sofrimento moral e psíquico.

O concurso Maria Nazareth Baudel Wanderley, criado pela Rede de Estudos Rurais neste ano de 2016 e cuja primeira edição premia o trabalho de Verçoza, se destina a teses defendidas em Programas de Pós-Graduação vinculados à área de Ciências Humanas e Interdisciplinares, cuja problemática de estudo aborde fenômenos relacionados ao mundo rural brasileiro. Para a premiação, a tese deve ter um recorte teórico metodológico inovador, valorizando as reflexões e os avanços do conhecimento na área das ciências humanas com enfoque rural.