Comunicamos com grande satisfação que a tese de doutorado “Por que Fanon, por que agora?: Frantz Fanon e os fanonismos no Brasil”, defendida por Deivison Mendes Faustino no PPGS, sob orientação do Prof. Valter Roberto Silvério, recebeu menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2016 – área de Sociologia.

A tese discute os diferentes caminhos, usos e apropriações do pensamento de Frantz Fanon no Brasil a partir da década de 1950. Argumenta que, no país, a recepção de Fanon ocorreu sob a influência do terceiro-mundismo revolucionário, com o foco em Les Damnés de la terre, propiciando, tanto aos leitores ligados à esquerda quanto aos leitores mais afinados com o movimento negro, uma apropriação pautada pela polarização entre colonizador e colonizado e pela afirmação de uma identidade (nacional ou negra) em contraponto à colonização. Já o período contemporâneo, marcado por um crescente interesse nas reflexões de Fanon, estrutura-se por uma maior diversidade de abordagens e focos teóricos.

A tese pode ser acessada em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7123

O resultado do Prêmio Capes foi publicado no Diário Oficial da União de 10 de outubro de 2016. O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 14 de dezembro de 2016, na sede da CAPES, às 18 horas.