Seminário “Trabalho, Profissões e Política”

Seminário “Trabalho, Profissões e Política”

Nos dias 22 e 23 de março, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia promoverá o seminário “Trabalho, Profissões e Política” no Auditório do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, localizado na área Sul do Campus São Carlos. O seminário dá prosseguimento ao debate sobre profissões e trabalho especializado em um contexto que articula globalização, mercantilização, crise política e judicialização dos conflitos e relações sociais. Reúne pesquisadores e pesquisadoras que vêm contribuindo nessa área de investigação, em diversas instituições e grupos de pesquisa, no Brasil e na Argentina. O seminário se propõe a ser um espaço de reflexão que aglutina distintos recortes do conhecimento sobre a prática profissional e as políticas públicas em temas relacionados à saúde, educação, ciências sociais, tecnologias digitais, direito e justiça.
O evento será organizado em quatro sessões , com mesas compostas por três e quatro expositores e expositoras, seguidas de debate com intervenção do público.

Mesa 1 – Profissões e políticas públicas de saúde
Procura-se discutir aspectos contemporâneos do sistema de saúde brasileiro e de suas políticas públicas , as quais estão influenciando a realidade das profissões, instituições e práticas em saúde, considerando importantes dimensões, tais como: a governança profissional em saúde, a judicialização da saúde e a difusão de práticas médicas alternativas, integrativas e complementares e a atuação das ciências sociais na saúde.

Mesa 2 – Profissões, ocupações e identidades
Aborda as transformações contemporâneas no trabalho docente, nas profissões jurídicas e na atuação dos cientistas sociais na pesquisa de mercado e marketing na Argentina, enfocando como o modelo profissional consolidado no século XX sofre transformações nas práticas e nas identificações de seus membros.

Mesa 3 – Profissões e Instituições da Justiça
A ideia da mesa é fazer um balanço dos impactos da judicialização da política e da judicialização anticorrupção nas profissões do direito e nas instituições de justiça, pensando a agenda de pesquisa nas fronteiras entre Sociologia, Direito e Ciência Política.

Mesa 4 – Trabalho e novas profissões nas tecnologias digitais
Aborda as novas formas de trabalho e ocupações vinculadas às tecnologias digitais e suas implicações identitárias. Discute a eliminação de fronteiras temporais e espaciais nas atividades produtivas e a colonização da vida pelo trabalho. Ao contrário das previsões do fim do trabalho, analisa-se o “trabalho sem fim” na contemporaneidade.

Para conferir o horário e a composição das mesas, clique na programação. As inscrições para o evento poderão ser feitas gratuitamente em: https://goo.gl/forms/YBwGZ32mnMcDimq32 com vagas limitadas. O seminário dará direito ao certificado de participação nas atividades.

 

 

2018-01-29T11:18:17+00:00 29/01/2018|Notícia|