PPGS recebe inscrições até 05/10

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos recebe inscrições até o dia 05 de outubro para o processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado em Sociologia. São ofertadas 20 vagas para o Mestrado e 15 vagas para o Doutorado e as aulas começam em março do próximo ano.

A seleção para o Mestrado compreende três etapas: a primeira terá prova escrita que versará sobre teoria sociológica; a segunda será exame oral centrado no currículo, histórico escolar e projeto de pesquisa; e a terceira será a análise do projeto de pesquisa, cuja apreciação será submetida a pareceristas ad hoc do PPGS. Para o Doutorado, o processo seletivo integra três etapas: a primeira etapa  será a análise do projeto de pesquisa, cuja apreciação será submetida a pareceristas ad hoc do PPGS; a segunda é o exame de proficiência em língua estrangeira; e a terceira será exame oral centrado no currículo, histórico escolar e projeto de pesquisa. As datas de cada etapa estão definidas nos editais de seleção.

As inscrições são gratuitas e os candidatos devem reunir a documentação especificada nos editais de mestrado e de doutorado e enviar os documentos exclusivamente pelos Correios, via Sedex, com data de postagem até 05/10. Todas as orientações para inscrição e outros detalhes dos processos seletivos devem ser acessados nos editais.

Nos processos seletivos haverá política de ações afirmativas destinadas a três grupos sociais: cotas para candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos, de acordo com a caracterização do IBGE); cotas para candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio na rede pública de ensino (ou que tenha cursado todo ou parte do Ensino Médio em escolar particular com bolsa ao longo de todo o período estudado); e cotas para candidatos autodeclarados indígenas.

2018-09-28T17:54:28+00:00 01/10/2018|Notícia|