Palestra sobre empresários do setor de imigração

No próximo dia 03 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Departamento de Sociologia promovem mais uma palestra dentro da programação das Quartas Sociológicas. Patrícia Bosenbecker ministrará a palestra “Empresários do setor de imigração: engajadores e colonizadores no processo de colonização/imigração no Brasil (1850 -1914)”.
Empresários de origem estrangeira ou brasileira que se especializaram no agenciamento e transporte de imigrantes, bem como os colonizadores, que assentaram imigrantes em lotes de terra ou fazendas, tornaram-se o que podemos chamar de empresários do setor da imigração e contribuíram sensivelmente para o desenvolvimento de vários setores da economia, bem como lucravam com seus próprios interesses e/ou empreendimentos, como colônias ou fábricas. Mas qual o papel desses empresários do setor da imigração na história brasileira? Como uma categoria específica, seu papel ainda é pouco discutido na história da imigração de europeus para o Brasil e também não está clara a abrangência de seus investimentos, nem sua capacidade de organização. Torna-se fundamental construir um perfil e avaliar os campos de atuação desses indivíduos em termos econômicos, refletindo sobre sua abrangência e influência sócio-política em âmbito nacional. Essa apresentação procura discutir a partir da sociologia histórica e da sociologia das migrações, alguns pontos centrais do projeto que pretende elaborar um banco de dados dos empresários do setor da imigração, bem como demonstrar os percursos e dificuldades encontradas pela pesquisa.
Patrícia Bosenbecker é mestra em História e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com doutorado sanduíche realizado na Ruhr-Universitat Bochum (Alemanha). Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos com bolsa FAPESP e sob supervisão do Prof. Dr. Oswaldo Mário Serra Truzzi, docente do PPGS/UFSCar.
O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Não há a necessidade de inscrição prévia.
Data: 03/10/2018
Local: Auditório do CECH (Área Sul – Campus São Carlos – UFSCar)
Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Departamento de Sociologia da UFSCar

2018-09-28T09:51:48+00:00 28/09/2018|Notícia|