O Departamento de Sociologia possui três laboratórios de investigação. Cada um deles associa vários professores, além de Grupos de Pesquisa individuais registrados no CNPq.

CPCD – Centro de Pesquisas sobre Cultura, Diferenças e Desigualdades

Coordenadorxs: Jorge Leite Júnior, Maria Inês Rauter Mancuso, Richard Miskolci e Valter Roberto Silvério.

O Centro de Pesquisas sobre Cultura, Diferenças e Desigualdades articula investigações de professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação nesta linha de pesquisa da área de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os integrantes do centro se dedicam aos temas da diferenciação social e das desigualdades associadas às problemáticas sobre identidades nacionais, étnico-raciais, de gênero e sexualidade.

As investigações priorizam métodos qualitativos, desde a pesquisa de campo até a utilização da produção cultural como meio para compreensão dos mecanismos sociais de exploração e subalternização de grupos sociais específicos. O centro promove o debate e a reflexão sistemática entre os pesquisadores, a organização de acervos sobre os temas de pesquisa, além do incentivo à produção de artigos e a divulgação da produção acadêmica em encontros científicos.


Grupos de Pesquisa do CPCD:

LEST – Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidade

Coordenadores: Jacob Carlos Lima e Maria da Gloria Bonelli

O Laboratório concentra pesquisas referentes às transformações sociais na contemporaneidade, tendo as mudanças no trabalho e nas profissões como recorte, assim como suas implicações na estrutura social, nas relações de poder e na constituição de sociabilidades e suas conseqüências na ação coletivas. Mudanças na produção e reprodução social dão novos sentidos à ação social, assim como às categorias espaço, tempo e identidades coletivas. A distinção de estudos macro-micro e/ou das diversas dualidades características do pensamento sociológico dá lugar à busca de continuidades nos processos sociais nas quais as classificações são percebidas como parte de um todo mais amplo. Inclui temas como globalização, trabalho e crise da sociedade salarial, mercado de trabalho e inovação tecnológica, reconfiguração das classes sociais; atores sociais e ação coletiva; mobilidade social, ocupacional e espacial; qualificação e profissões.


LMI–SAGEMM

Coordenadores: Profª Dra. Isabel Pauline Hildegard Georges e Profª Dra. Cibele Saliba Rizek

O laboratório misto internacional SAGEMM (Social activities, gender, markets and mobilities from below (Latin America)) se debruça sobre a conjunção de transformações no âmbito do trabalho, família e políticas sociais e de assistência, bem como suas ancoragens urbanas.

Suas dimensões de análise abarcam questões de gênero, estruturas familiares, processos de concepção e implementação de políticas sociais, problematizando a dinâmica dessa conexão com relação aos desafios impostos pela mundialização. Toma-se como objeto de pesquisa e análise as políticas voltadas ao mercado de trabalho, família/gênero, assim como as políticas urbanas em transformação desde os anos 1990, como forma de governo. A análise dessas políticas sociais e daquelas voltadas para o mercado de trabalho tem como desdobramento o desafio de compreender como os atores que as implementam bem como seus beneficiários acabam por experimentá-las. A articulação entre objetos e programas de pesquisa que compõem o laboratório se assenta: na constatação de uma relação paradoxal entre a tendência mundial de desregulação por um lado, e os modos de ativação, por outro; nas dinâmicas da formalização/informalização no âmbito da América Latina, combinadas com a vaga de precarização europeia. Trata-se de investigar como políticas sociais e urbanas, bem como políticas de (des)regulação do mercado de trabalho são adaptadas a configurações nacionais específicas, por meio de um processo de pesquisa multi-escalar e multi-situado que pretende iluminar processos sociais por sua justaposição e, quando possível, sua comparação.

O link para a página do laboratório é: https://sagemm.ird.fr/

Demais Grupos de Pesquisa