Jorge Leite Jr.

Jorge Leite Jr. 2016-12-21T14:32:38+00:00
Currículo
E-mail

Doutorado em Ciências sociais, PUC- SP, 2008

Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, gênero, corpo, entretenimento e riso.

Professor Adjunto

Linha de Pesquisa no PPGS: Cultura, Diferenças e Desigualdades

Áreas de Investigação: sexualidade, gênero, corpo, entretenimento e riso.

Grupo de Pesquisa: http://www.ufscar.br/sexent/

Projeto(s) de Pesquisa em Andamento;

Riso, entretenimento e espetacularização do corpo
Descrição: O projeto aglutina pesquisas envolvendo práticas culturais e de lazer associadas à questão corporale ao riso, especialmente as ligadas ao universo do entretenimento e às reflexões sociais sobre o corpo. O primeiro objetivo deste projeto é analisar os processos de produção e espetacularização de manifestações artísticas e culturais, tais como o circo, o cinema, o teatro, a moda, a mídia, a literatura, a ficção científica, os palhaços, a estética do grotesco, o riso e suas representações culturais (comédia, humor) e manifestações afins. O segundo objetivo é analisar os processos de produção e espetacularização das alteridades corporais, tais como os desenvolvidos nos circuitos dos Freak shows (antigos e contemporâneos), dos ciborgues, do fisiculturismo, das ditas deficiências , dos monstros , da body modification e afins..

Sociabilidades, discursos e corpos em pessoas que transitam entre os gêneros
Descrição: Este projeto visa pesquisar as construções corporais e as relações sociais e identitárias de pessoas que transitam entre os gêneros, como travestis, transexuais e drags, especialmente no campo do entretenimento.