Fabiana Luci de Oliveira

Fabiana Luci de Oliveira 2016-12-21T13:14:38+00:00
Currículo
E-mail

Doutorado em Ciências Sociais (UFSCar), 2006 e Pós-Doutorado em Ciência Política (USP), 2009-2010

Doutora em Ciências Sociais pela UFSCar (2002-2006), com período sanduíche pela Northwestern University (2004-2005). Fez pós-doutorado em Ciência Política, pela USP (2009-2010), e especialização em Metodologia de Pesquisa, pela University of Michigan (2008). Foi gerente de pesquisa social e opinião pública na Ipsos (2006-2008); coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Justiça e Sociedade na FGV Direito Rio, e professora na mesma instituição (2010-2013). É professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar desde fevereiro de 2013. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2).

Professora Adjunta de Sociologia
Linha de Pesquisa no PPGS: Estrutura Social, Poder e Mobilidades

Áreas de Investigação: Judiciário e processo decisório; Acesso à justiça e cidadania
Indicadores de justiça; Survey e opinião pública

Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos em Direito, Justiça e Sociedade (NEDJUS)

Projeto(s) de Pesquisa em Andamento:
Processo Decisório no Supremo Tribunal Federal- formação de grupos e redes de votação
O objetivo geral do projeto é discutir a formação de grupos e a constituição de redes de votação no STF (Supremo Tribunal Federal), enfocando as alterações de composição do tribunal ao longo dos últimos treze anos, e verificando o impacto que a trajetória de carreira dos ministros tem na determinação da composição destes grupos e no processo decisório do Tribunal. A base teórico-metodológica que dá suporte à pesquisa agrega conceitos das teorias da decisão (modelos atitudinal, estratégico e institucional), da formação de grupos e da sociologia das profissões. O estudo valer-se-á de técnicas quantitativas (análise combinatória e regressão logística) e qualitativas (análise de conteúdo) de análise de dados. Haverá também o mapeamento de textos de jornal para compor o entendimento e a contextualização do processo decisório e da formação dos grupos – um segundo produto secundário será, portanto, o mapeamento da forma um segmento da mídia impressa retratou a atuação do Tribunal no período em estudo , permitindo incorporar ao modelo de análise a influência da opinião pública no comportamento do tribunal.
Financiamento: Fapesp e CNPq

Mais Justiça e Sociedade
O objetivo do projeto é contribuir para o aprimoramento da discussão sobre o sistema de justiça brasileiro, com foco especial no tema do acesso à justiça via pesquisa, produção e difusão de conhecimento. Para isso, o projeto é desenvolvido em três eixos (interligados pela discussão do acesso à justiça): (1) mapeamento de pesquisas empíricas já realizadas sobre o sistema de justiça brasileiro, considerando os diversos atores e instituições que o compõe; (2) pesquisa empírica sobre os excluídos do sistema de justiça formal, mapeando sua percepção e conhecimento de direitos, assim como os tipos de conflitos que vivenciam e as formas que utilizam para resolvê-los e (3) seminário sobre o direito à moradia e regularização fundiária urbana como forma de promoção de direitos.

Financiamento: Fundação Ford (e FGV Direito Rio)

Globalization and Legal Professions in Emerging Economies (GLEE)
The project investigates the impact of globalization on the corporate legal sector in emerging economies and the effect of changes in this sector on other parts of the legal order including legal education and the provision of legal services to underrepresented interests. The Project is the first comprehensive attempt to analyze the impact of globalization on the overall workings of corporate legal sectors in emerging economies as well as their increasing interactions with law firms and professions from advanced economies. It is conducted by a multidisciplinary team with expertise in the fields of law and the legal profession, globalization studies, economics and sociology. The Project analyzes the corporate legal sector with an eye to contributing to theoretical debates as well as acquiring and applying knowledge that will facilitate problem solving and foster innovation.
Financiamento: Harvard (e FGV Direito São Paulo)