O PPGS

O PPGS 2016-12-17T15:30:50+00:00

Avaliado pela CAPES com o conceito 6 no triênio (2011-2013), o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar encontra-se entre os melhores do Brasil.

Criado em 2007 a partir da experiência acumulada de seus docentes em quase duas décadas no antigo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSo) e também no Curso de Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos, em poucos anos adquiriu reconhecimento e visibilidade nacional e internacional.

Atualmente, conta com 18 docentes permanentes e 2 colaboradores/as, todos/as pesquisadores/as reconhecidos/as nacionalmente em suas áreas de atuação tendo vasta experiência de orientação e produção acadêmica de alta relevância. O PPGS também conta com três pós-doutorandas.

Departamento de Sociologia – UFSCar

Histórico

Criado em 2007, o PPGS surgiu acumulando o histórico da experiência de seu corpo docente no PPGCSo (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) e também no curso de Bacharelado em Ciências Sociais da UFSCar.

A proposta do Programa de Pós Graduação em Sociologia é um desdobramento do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas aprovado pela CAPES em 1987, tendo sua primeira turma de mestrado iniciado suas atividades em 1988. Em 1991, o curso foi reformulado passando a ter sua área de concentração em Sociologia Política.

Em 1999, foi aprovada a criação do Doutorado em Ciências Sociais, e partir de então o Programa cresceu em termos quantitativos e qualitativos. Em seus 18 anos de funcionamento do mestrado e seis anos de doutorado, foram expandidos o número de vagas e novos professores passaram a integrar o corpo docente. A produção acadêmica tornou-se cada vez mais significativa em termos nacionais e internacionais. Uma das características marcantes do Programa foi sua adequação e atualização permanente ao debate teórico-metodológico das Ciências Sociais.

Este crescimento colocou novos desafios. A Sociologia, tradicionalmente, disciplina majoritária na área das Ciências Sociais e voltada à análise de um social em transformação permanente, coloca novos desafios para o conhecimento, exigindo, cada vez mais a formação de quadros de excelência e maior profissionalização dentro do “campo” da disciplina.

A Avaliação Trienal da CAPES mais recente atribuiu o conceito 6 ao PPGS, o qual alcança o patamar de um dos melhores programas de Sociologia do Brasil. Graças a isso, realiza convênios e intercâmbios nacionais e internacionais estimulando a complementação da formação dos alunos e alunas em bolsas-sanduíche e recebendo candidatos de convênios e de programas especiais.

Contato

Programa de Pós Graduação em Sociologia – UFSCar
Centro de Educação e Ciências Humanas – Departamento de Sociologia
Rod. Whashington Luís 235. – Monjolinho.
13565-905 – Sao Carlos, SP – Brasil – Caixa-postal: 676
Telefone: (16) 3351-8673
E-mail: ppgs@ufscar.br

Se desejar, nos envie um e-mail utilizando o formulário abaixo.

* campos obrigatórios