Normas e Orientações

Qualificação

Sobre o prazo máximo para a realização do Exame de Qualificação:
O prazo para a realização do Exame de Qualificação para o Mestrado é de no máximo 18 (dezoito) meses e para o Doutorado é de no máximo 30 (trinta) meses, contados a partir da data de matrícula no curso. Tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado será permitida a prorrogação do Exame de Qualificação em até 30 (trinta) dias, desde que a data do exame tenha sido marcada na Secretaria do PPGS e homologada pela Comissão Administrativa dentro do prazo regimental (18 meses no Mestrado e 30 meses no Doutorado).

Sobre a solicitação de realização do Exame de Qualificação:
Para realizar o Exame de Qualificação, o(a) aluno(a) deve estar regularmente matriculado(a) no PPGS; ter integralizado os créditos em disciplinas; ter realizado o Exame de Proficiência e ter realizado o estágio docência (alunos com bolsas de Doutorado da CAPES).

As solicitações para os exames de qualificação deverão ser realizadas por meio do sistema ProPGWeb com, pelo menos, 30 (trinta) dias de antecedência da data do exame.

O(a) aluno(a), em conjunto com o(a) orientador(a), deverá definir a data, o horário e a composição da banca examinadora com membros titulares e suplentes.

A solicitação só poderá ser inserida pelo(a) aluno(a) no ProPGWeb se o(a) aluno(a) tiver cumprido os pré-requisitos citados acima bem como não ter extrapolado o prazo máximo (com ou sem prorrogação) para a realização do Exame de Qualificação.

O(A) aluno(o) deve prestar atenção no preenchimento das informações (data planejada para o exame, horário, título do trabalho, banca) para que a solicitação não seja recusada pelo(a) orientador(a) ou pelo Programa. Observação: O(a) aluno(a) deve informar o nome completo do membro da banca assim como atentar-se ao preenchimento correto do e-mail e da instituição de origem.

Links dos vídeos tutoriais:

Perfil Aluno(a): https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=wM9yBLGxUr8&feature=youtu.be
Perfil Orientador(a): https://www.youtube.com/watch?v=KNqaygqG_dM&feature=youtu.be
Perfil Coordenador(a) e Perfil Secretário(a): https://www.youtube.com/watch?v=2au_SpjblWs&feature=youtu.be
Membro da Banca Examinadora: https://www.youtube.com/watch?v=QFHihCHsbpg&feature=youtu.be


Defesa

Sobre o prazo máximo para a realização do Exame de Defesa:
Mestrado:
O prazo para a conclusão do Mestrado é de dois anos, a contar da data da matrícula no curso.
A Defesa de Dissertação só poderá ser realizada um ano, no mínimo, após a data de matrícula no curso e depois de completados todos os créditos em disciplinas e demais requisitos do curso.

Doutorado:
O prazo para a conclusão do Doutorado é de quatro anos, a contar da data da matrícula no curso.
A Defesa da Tese só pode ser realizada dois anos, no mínimo, após a data de matrícula no curso e depois de completados todos os créditos em disciplinas e demais requisitos do curso.

Sobre a composição das Comissões Julgadoras:
Mestrado:
O orientador do candidato é membro nato da Comissão Julgadora, ao qual cabe a sua presidência.
As Comissões Julgadoras de Dissertação são constituídas por, no mínimo, três membros portadores de título de doutor, dos quais pelo menos um não vinculado ao Programa ou ao quadro docente da UFSCar.

Doutorado:
O orientador do candidato é membro nato da Comissão Julgadora, ao qual cabe a sua presidência.
As Comissões Julgadoras de Teses são constituídas por, no mínimo, cinco membros portadores do título de doutor, dos quais pelo menos dois não vinculados ao Programa ou ao quadro docente da UFSCar.

Sobre a solicitação de realização do Exame de Defesa:
As solicitações para os exames de defesa deverão ser enviadas pelo(a) orientador(a) para a Coordenação do Programa com, no mínimo, 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência da data do exame, através de formulários próprios.
As versões do texto deverão ser entregues pelo(a) candidato(a) com, no mínimo, um mês de antecedência da data do exame para os membros  das Comissões Julgadoras – titulares e suplentes.

Sobre a entrega da versão final:
O(A) aluno deverá seguir as orientações na página Depósito de teses e dissertações. Para acessar, clique aqui!