Prazos

Prazos 2016-12-15T01:59:19+00:00

Cabe ao/à estudante conhecer e cumprir seus prazos e, dentre eles, destacam-se:

Matrícula Semestral

Seguindo o calendário do PPGS o/a estudante deve realizar sua matrícula pelo sistema ProPGWeb e ela será avaliada e validada por seu/sua orientador/a. Caso não seja validada, o/a estudante precisará fazer ajustes indicados pelo/a orientador/a. Este procedimento se aplica ao mestrado e ao doutorado.

Cumprimento de Créditos

De acordo com o regimento, o/a estudante tem prazo para concluir créditos em disciplinas, outras atividades como o Exame de Qualificação e a Defesa da Tese ou Dissertação. No caso do mestrado o/a discente terá que cursar, no mínimo, 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas e terá que concluí-los em até 18 (dezoito) meses, contados a partir da data de sua matrícula. Já no caso do doutorado, o/a discente terá que cursar, no mínimo, 60 (sessenta) créditos em disciplinas e terá o prazo de 24 meses também contabilizados a partir de sua matrícula. No caso de alunos/as de Doutorado, seus créditos em disciplinas cursadas no Mestrado poderão ser contabilizados para o Doutorado, até o máximo de 36 (trinta e seis) créditos, desde que consideradas equivalentes às do Mestrado do PPGS.

Exame de Qualificação

A Qualificação ao Mestrado deve ocorrer dentro de, no máximo, 18 (dezoito) meses e no caso do Doutorado, no prazo de, no máximo, 36 (trinta e seis) meses, sempre contados a partir da data de matrícula no curso.

Exame de Proficiência em Língua Estrangeira

O/a estudante de Mestrado deve ser aprovado/a em exame de proficiência em uma língua estrangeira, excluindo-se o espanhol. Já o/a estudante de Doutorado deve ser aprovado/a em dois exames de proficiência em duas línguas diferentes, sendo uma delas o inglês.

Estágio no Exterior

Tanto a CAPES quanto o PPGS incentivam que pós-graduandos/as realizem estágios fora do país, de acordo com seus interesses de pesquisa e inserção em redes internacionais. As agências de fomento à pesquisa oferecem bolsas específicas para tais estágios, de acordo com o país escolhido e o nível de formação discente. Este tipo de estágio é mais comum nos cursos de doutorado, para os quais se direcionam a maior parte das bolsas de estudos, no entanto, algumas agências de fomento possuem bolsas de estágio no exterior para o mestrado, como a FAPESP.
Você pode encontrar estas e mais informações nos sites das agências de fomento e também junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSCar. (colocar hiperlink para Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE da CAPESP no site da PROPG).

Defesa

A defesa da dissertação de mestrado deve se dar dentro dos 24 meses regulamentares do curso e a da tese dentro dos 48 meses do doutorado.

Nota Importante

A preparação de um texto para qualificação ou defesa exige planejamento. É prerrogativa da banca examinadora receber o texto para leitura com um mês de antecedência, o que – por inferência – indica que o trabalho já tenha sido lido pelo/a orientador/a e as correções e ajustes pedidos tenham sido atendidos pelo/a estudante.

Respeitar prazos é, sobretudo, respeitar o trabalho de todos os envolvidos com sua formação acadêmica: o/a orientador/a, os/as servidores técnicos administrativos e aqueles/as que participam das bancas de qualificação e defesa.

O cumprimento de prazos também colabora para a avaliação positiva do programa pela CAPES já que este é um dos itens demandados na avaliação trienal.


As informações sobre prazos foram retiradas do Regimento-PPGS-UFSCar-25-jun-2014, no qual você poderá encontrar estas e mais informações.