A Matrícula no PPGS é semestral e deve ser feita pelo/a estudante.

O processo de matrícula se inicia quando a Secretaria envia o e-mail para os/as alunos/as informando sobre o período de matrículas e já insere o artigo do Regimento Interno que diz que a matrícula deve ser renovada semestralmente, mediante parecer do/a orientador/a.

Na prática: A matrícula no PPGS é semestral e de total responsabilidade do/a discente que deve realizá-la no portal da ProPPG utilizando o navegador Mozila Firefox.

Após acessar a plataforma usando login (numero do Registro do/a Aluno/a) e senha, acesse lançamentos – matriculas – efetuar matricula. Confirme os dados e as disciplinas e/ou modificações cadastrais desejadas e aguarde o email de confirmação.
Após sua matrícula, o orientador/a a valida ou não pelo sistema online ProPGWeb.

Lembrete: O/a estudante que não estiver cursando disciplina deve realizar a matrícula optando pelas opções que mais se adequem às atividades que ele/a realizará naquele semestre.

CALENDÁRIO E DISCIPLINAS

1o. Semestre de 2017 e 2o. Semestre de 2017
1o. Semestre de 2016
e 2o. Semestre de 2016
1o. Semestre de 2015 e 2o. Semestre de 2015
1o. Semestre de 2014 e 2o. Semestre de 2014
1o. Semestre de 2013 e 2o. Semestre de 2013
1o. Semestre de 2012 e 2o. Semestre de 2012
1o. Semestre de 2011 e 2o. Semestre de 2011
1o. Semestre de 2010 e 2o. Semestre de 2010
1o. Semestre de 2009 e 2o. Semestre de 2009
1o. Semestre de 2008 e 2o. Semestre de 2008
Download das disciplinas com as respectivas bibliografias (.doc, 143kb)

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – MESTRADO

 


 

SOC 001 – PESQUISA SOCIAL

06 créditos – 90 hs

Ementa

Epistemologia, Teoria e Metodologia, Conhecimento científico e realidade social; objetividade e subjetividade. Principais correntes teórico-metodológicas na Sociologia; o positivismo, dialética, os enfoques compreensivos, o estrutural-funcionalismo, o estruturalismo. A pesquisa empírica: construção de instrumentos. Técnicas de coleta e análise de dados: a enquete, a entrevista, a biografia, a história de vida, a observação participante, interpretação e métodos narrativos.

SOC 002 – SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO

06 créditos – 90 hs

Ementa

Abordagem da produção da dissertação através do debate dos projetos de pesquisa dos alunos. Enfoque no desenvolvimento e estruturação da versão final do projeto com leituras metodológicas dirigidas nas áreas temáticas das pesquisas. Acompanhamento metodológico incluindo aulas complementares em métodos e técnicas.

Bibliografia

SOC 003 – TEORIA SOCIOLÓGICA I

06 créditos – 90hs

Ementa

Releitura dos clássicos da sociologia e seus desdobramentos na modernidade. Marx e os marxismos; Weber e a escola sociológica alemã; Durkheim, positivismo e funcionalismo; da Escola de Chicago e a sociologia norte-americana.

SOC 004 – TEORIA SOCIOLÓGICA II

06 créditos – 90hs

Ementa

As principais correntes teóricas e principais autores da Sociologia na contemporaneidade: Bourdieu, Elias, Foucault, Giddens, Habermas, Honnet. As

micro-sociologias. As abordagens transversais.

DISCIPLINAS OPTATIVAS – MESTRADO E DOUTORADO

 

SOC 011 ESTÁGIO DOCÊNCIA I – Mestrado

06 créditos – 90 hs

Ementa

O curso visa introduzir o aluno na perspectiva profissional docente, discutindo a relação ensino/aprendizado, preparando e acompanhando a experiência de estágio em sala de aula, auxiliando com sugestões que facilitam a interação com os alunos, os tipos de aula, a preparação do programa, as dicas para facilitar a comunicação de conteúdos, os problemas mais frequentes enfrentados em sala, o processo de avaliação, as relações com os docentes, os colegas e os alunos da graduação.

SOC 012 ESTRUTURA SOCIAL BRASILEIRA

06 créditos – 90 hs

Ementa

O curso focaliza a composição da estrutura social brasileira, analisando diversos segmentos e classes da sociedade, e abordando as mudanças processadas nessa estrutura ao longo do tempo.

SOC 013 ESTUDOS CULTURAIS

06 créditos – 90 hs

Ementa

Introdução aos Estudos Culturais; Os Fundadores Britânicos desde o Século XIX: Carlyle, Arnold e Leavis; E. P. Thompson e Raymond Williams: uma história material da cultura; O Centro de Estudos Culturais em Birmingham ;Gênero e Raça; Dominações e Resistências; A mundialização dos Estudos Culturais Edward Said – Homi Bhabha – Sander L. Gilman – Elaine Schowalter – Ella Shohat; Os Estudos Culturais no Brasil Antonio Candido/Roberto Schwarz/Renato Ortiz; Estudos contemporâneos: Iara Beleli (mídia e diferenças), Maria Celeste Mira (mídia), Richard Miskolci (identidades sociais), Tânia Garcia (nacionalidade); Outros Paradigmas: Pierre Bourdieu e críticos dos Estudos Culturais

SOC 014 ESTUDOS ESPECIAIS I – MESTRADO

02 créditos – 30hs

Ementa

Aberta. Cursos de curta duração com professores convidados, ou mesmo do quadro do Programa de Pós-Graduação em Sociologia sob temas específicos de interesse das linhas de pesquisa.

SOC 015 ESTUDOS ESPECIAIS II – DOUTORADO

02 créditos – 30hs

Ementa

Aberta. Cursos de curta duração com professores convidados, ou mesmo do quadro do Programa de Pós-Graduação em Sociologia sob temas específicos de interesse das linhas de pesquisa.

SOC 017 LEITURA DIRIGIDA

02 créditos – 30hs

Ementa

Aberta. O aluno, sob a responsabilidade do orientador ou professor especialista, num tema de interesse da dissertação, trabalha sobre uma bibliografia específica.

SOC 018 SOCIOLOGIA BRASILEIRA

06 créditos – 90hs

Ementa

O curso focaliza dois objetos: (a) a formação do imaginário nacional brasileiro a partir dos anos 30 e a idéia específica de modernidade construída pelo pensamento social brasileiro a partir do final do século XIX; e (b) as re-atualizações dessa idéia de modernidade a partir da formação de uma sociedade de consumo de massas, nos anos 70, e da idéia de globalização, a partir dos anos 90.

SOC 022 SOCIOLOGIA DAS DIFERENÇAS

06 créditos – 90 hs

Ementa

A “Naturalização” do Social; Família Burguesa e Normalização; A Construção Social dos Anormais; Saberes e Práticas Normalizadoras (Eugenia, Criminologia, Sexologia, Psiquiatria e Psicanálise); relações entre saberes e práticas normalizadoras; A Emergência das “Diferenças” ; A Segunda Escola de Chicago (Howard Becker e Erving Goffman); Michel Foucault (História da Loucura e da Sexualidade); Abordagens contemporâneas das diferenças Pós-foucaultianos ; Teoria queer (Rubin, Sedgwick, Butler, Halberstam, Preciado)

SOC 023 SOCIOLOGIA DAS OCUPAÇÕES E DAS PROFISSÕES

Ementa

A diferenciação entre ocupação e profissão no mundo anglo-saxão. O desenvolvimento dos estudos sobre profissões superiores: 1) o fazer profissional; 2) as profissões concebidas como a legitimação do altruísmo na sociedade capitalista; 3) as profissões como monopólios de poder, 4) as profissões superiores como um sistema competitivo; e 5) a crítica de Bourdieu ao conceito e ao estudo da profissão, 6) as profissões e o Estado.

SOC 025 SOCIOLOGIA E POLÍTICA AMBIENTAL

06 créditos – 90 hs

Ementa

Formação da Agenda Ambiental no mundo desenvolvido: antecedentes e consequências políticas e sócio-culturais; 2) Meio ambiente e relações

internacionais: a apropriação da questão ambiental pelos países em desenvolvimento. 3) Políticas ambientais no Brasil: marco institucional, atores e estratégias.

SOC 027 SOCIOLOGIA RURAL

06 créditos – 90 hs

Ementa

O curso tem como temáticas a discussão sobre sociedades rurais e capitalismo agrário: classes, questão fundiária e relações de trabalho; poder, prestígio, dominação e legitimidade em contextos rurais; ruralidades e identidades sociais; cultura popular e movimentos sociais rurais; campesinato: organização social e resistência cotidiana;migrações, família e gerações no campo; modernidade e sistemas rurais; ruralidade, conduta econômica e consciência temporal; gênero, agricultura familiar e pluriatividade; globalização e sustentabilidade dos processos agrários

SOC 028 SOCIOLOGIA URBANA

06 créditos – 90 hs

Ementa

Através de uma abordagem histórica e teórico-conceitual, o curso examina, em sua primeira parte, a formação e consolidação do urbanismo e da sociologia urbana como campos de investigação científica e de intervenção nas políticas públicas. Revisita a abordagem do fenômeno urbano na teoria sociológica clássica, na Escola de Chicago, na Escola Francesa Marxista e no âmbito dos estudos de planejamento urbano. A segunda parte enfatiza estudos analíticos de sociologia voltados à realidade urbana brasileira com temas referentes aos novos padrões de segregação sócio-espacial e divisão territorial do trabalho; urbanização sustentável; governança metropolitana; desterritorialização e re-territorialização das atividades produtivas; os movimentos sociais; os dilemas da política urbana face ao crescimento da desigualdade, da violência e da exclusão.

SOC 029 SOCIOLOGIA DAS RELAÇÕES RACIAIS

06 créditos – 90 hs
Ementa
O curso tem como foco principal o recente debate sobre as relações raciais. A compreensão dos usos e sentidos da categoria “raça” na literatura das ciências sociais em geral, e da sociologia em especial, poderá nos auxiliar tanto na compreensão das possibilidades de interfaces entre raça, classe e gênero quanto nas dificuldades a serem enfrentadas na construção de um conhecimento do social que não (des)considere a sua diversidade e complexidade. Somente desta forma será possível contribuir para a formulação de políticas públicas que ampliem a cidadania e aprofundem a democracia no Brasil.

SOC 030 SOCIOLOGIA DOS DESASTRES

06 créditos – 90 hs
Ementa
A partir da discussão sobre o conceito de Desastre na Sociologia, a disciplina tem por objetivo analisar como os fenômenos socioambientais representados coletivamente como tal desorganizam e reorganizam a vida social. Pretende-se suscitar a reflexão acerca:
a) das alterações que os desastres causam no plano concreto e simbólico do cotidiano dos envolvidos – como as perdas materiais, humanas e mudanças nos padrões de sociabilidade;
b) das práticas político-institucionais que envolvem a ineficácia/insuficiência das ações reventivas/preparativas/resposta de defesa civil;
c) do processo de reconstrução do lugar no seu conteúdo simbólico e psicossocial. Desastres provocam indagações nos quais os vieses de classe, étnico-racial, de gênero, e geracional e afins são salientados de modo que as estratégias de reterritorialização do grupo afetado, no geral, são seguidas de novas interpretações da organização social, das relações de poder e favorecem mudanças nas narrativas do self.
Pretende-se dotar o aluno de um ferramental conceitual mínimo para compreender que, num contexto sócio-histórico em que os riscos ganham centralidade no debate sociológico e as ameaças tomam uma dimensão globalizante, a vulnerabilidade no local passa a ser matizada não apenas pela indissociabilidade das dimensões objetivas e subjetivas de perdas e refazimentos, mas sobretudo por relações multiescalares de poder que precisam ser identificadas para a vocalização dos direitos e enfrentamento dos perigos socialmente produzidos.

SOC 100 TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA SOCIAL

06 créditos – 90 hs

Ementa

Aberta. Estudos de abordagens metodológicas ou técnicas de pesquisa específicas.

Bibliografia

Aberta

SOC 101 TÓPICOS ESPECIAIS EM SOCIOLOGIA

06 créditos – 90 hs

Ementa

Aberta. A disciplina cobre as linhas de pesquisa do PPGS em áreas temáticas sem disciplinas eletivas permanentes.

SOC 102 TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA SOCIOLÓGICA

06 créditos – 90 hs

Ementa

Aberta. Aprofundamento de autores ou escolas sociológicas clássicas e contemporâneas.

SOC 152 ESTÁGIO DOCÊNCIA II – DOUTORADO

06 créditos – 90 hs

Ementa

O curso visa introduzir o aluno na perspectiva profissional docente, discutindo a relação ensino/aprendizado, preparando e acompanhando a experiência de estágio em sala de aula, auxiliando com sugestões que facilitam a interação com os alunos, os tipos de aula, a preparação do programa, as dicas para facilitar a comunicação de conteúdos, os problemas mais frequentes enfrentados em sala, o processo de avaliação, as relações com os docentes, os colegas e os alunos da graduação.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – DOUTORADO
SOC 150 SEMINÁRIO AVANÇADO EM SOCIOLOGIA

06 créditos – 90hs

Ementa

Aberta. Propõe-se a dar formação teórica mais sólida nas temáticas transversais da Sociologia. Focaliza autores clássicos e/ou contemporâneos

relevantes, compondo um leque diversificado de formas de conceber as relações sociais.

SOC 151 SEMINÁRIO DE TESE

06 créditos – 90 hs

Ementa

Aberta.Focaliza substantivamente os temas dos projetos de pesquisa dos alunos inscritos na disciplina, além de enfrentar questões concernentes à

realização do trabalho de campo a partir de bibliografia específica e atualização metodológica.