1) As bolsas serão alocadas seguindo os critérios de incompatibilidades estabelecidos pela CAPES e CNPq, conforme as Resoluções vigentes no momento de concessão das bolsas.

2) O critério para distribuição das bolsas é a ordem de classificação no exame de seleção. Quem está classificado em primeiro lugar tem precedência sobre quem está em segundo lugar na mesma turma, e assim sucessivamente.

3) As bolsas disponíveis serão alocadas entre as turmas dos anos vigentes e anterior. Se o total de bolsas da CAPES e CNPq disponíveis no PPGS for de 10, por exemplo, cada turma terá a possibilidade de receber até 5 bolsas. As bolsas serão distribuídas alternadamente, sendo alocada a primeira na turma do ano vigente e a segunda na turma do ano anterior, e assim sucessivamente.

4) Se uma turma acumular incompatibilidades com essas regras para receber metade das bolsas, elas poderão ser atribuídas a outra turma, numa proporção superior à metade.

5) Só serão alocadas bolsas na turma do ano anterior até 31/07 do ano atual, independentemente de se ter atingido ou não a cota de metade das bolsas disponíveis no PPGS.

6) Caso um candidato com direito à bolsa não tenha, por algum motivo, condições de assumi-la no momento da concessão, esta será repassada ao próximo candidato da sua turma, conforme a classificação. Esse candidato terá a precedência, dentro da sua turma, para o recebimento da próxima bolsa a ela destinada desde que ele já cumpra com os requisitos necessários para assumi-la.

7) Caso o número total de bolsas do programa diminua, as regras poderão ser revistas.

8) Espera-se que os bolsistas de Mestrado e Doutorado tenham dedicação exclusiva às atividades do PPGS, já que as bolsas CAPES/CNPq implicam dedicação mínima de 40h semanais, exceto mediante autorização da Comissão de Bolsas do PPGS, nos termos das condições previstas no parágrafo 11.

9) As bolsas implementadas pelo PPGS terão a duração, no Mestrado e Doutorado, de 12 meses. No Mestrado é permitida no máximo uma renovação por mais 12 meses, e no Doutorado são permitidas no máximo três renovações, sempre no caso de cumprimento de todos os critérios acima. A avaliação para deliberar sobre a possibilidade de renovação da concessão das bolsas é de responsabilidade da Comissão de Bolsas do PPGS.

10) Para atribuição de bolsas no decorrer do curso, a Comissão de Bolsas apreciará o desempenho do candidato nas notas e frequência às disciplinas confirmando ou não o mérito para a sua concessão.

11) Os bolsistas de Mestrado e Doutorado poderão ser autorizados pela Comissão de Bolsas do PPGS a dedicar um máximo de 8 horas semanais à realização de atividades científicas e profissionais remuneradas.

12) No caso de professores concursados na rede de educação pública básica, será autorizada dedicação de até 12 horas semanais.

13) A solicitação de autorização deverá ser encaminhada à Comissão de Bolsas do PPGS antes do início das atividades ou antes da assinatura do Termo de Bolsa, por meio de formulário específico, disponível no site do PPGS. O formulário deverá ser assinado pelo Bolsista e por seu Orientador. Deverá ser anexado ao formulário de solicitação e em cada relatório de bolsa documento da fonte pagadora que especifique a natureza dos serviços prestados e o número de horas semanais trabalhadas.

14) Alunos que obtenham conceitos C, D ou E em disciplinas ao longo do curso não poderão receber bolsa do PPGS. Alunos bolsistas que obtiverem um conceito C, D ou E terão suas bolsas automaticamente canceladas.

15) Todos os alunos contemplados com cotas de bolsas do PPGS (CAPES, CNPq, UFSCar ou outra modalidade similar) deverão realizar os créditos da disciplinas Quartas Sociológicas.

16) O descumprimento destas obrigações implicará no cancelamento da bolsa.

17) Quaisquer situações excepcionais, não previstas pelas normas acima, deverão ser tratadas especificamente pela Comissão de Bolsas e pela Coordenação do PPGS.

COMISSÃO DE BOLSAS PPGS/UFSCar

Faça download do documento aqui.

Faça download do roteiro para elaboração de relatórios anuais de acompanhamento de bolsistas CAPES/CNPq aqui.